Como fazer a montagem de fotos no CorelDRAW com estampas, molduras e calendários.

Como fazer a montagem de fotos no CorelDRAW

O CorelDRAW é uma suíte completa desenvolvida para designers, que possibilita a criação de gráficos e layouts, além da edição de fotos e desenvolvimento de sites. Entretanto, você não precisa ser um designer para fazer a montagem de estampas, molduras e calendários com suas fotos neste programa, pois é muito simples realizar essa tarefa. Siga nosso passo a passo e veja como é fácil e rápido personalizar as suas fotos com este software de design gráfico abrangente.

Abra o Corel e na Tela de boas-vindas clique em Novo documento, ou clique em Novo na barra de ferramentas. Um novo documento também pode ser criado com o atalho Ctrl+N.

Fig 1 Corel thumb 2 - Como fazer a montagem de fotos no CorelDRAW com estampas, molduras e calendários.

Será aberta a janela Criar um novo documento. Configure o novo documento com as medidas da estampa, moldura ou calendário que você deseja usar. Insira um Nome para o documento, por exemplo: Montagem 1. Em Tamanho escolha Personalizado. Digite as dimensões da Largura e Altura para configurar o documento com a mesma dimensão da estampa, moldura ou calendário escolhido. Em Modo de cores primárias selecione RGB e clique em Ok. Neste tutorial iremos utilizar como exemplo uma estampa para caneca (20 x 9 cm).

Fig 2 Corel thumb 3 - Como fazer a montagem de fotos no CorelDRAW com estampas, molduras e calendários.

Como o Formato PNG não pode ser aberto no Corel, será preciso Importar a estampa ou moldura para fazer a montagem. Clique em Arquivo e depois em Importar.

Fig 3 Corel thumb 2 - Como fazer a montagem de fotos no CorelDRAW com estampas, molduras e calendários.

Procure no seu computador a arte a ser usada e clique em Importar.
Fig 4 Corel thumb 2 - Como fazer a montagem de fotos no CorelDRAW com estampas, molduras e calendários.

Agora iremos inserir a foto escolhida para fazer a montagem.

Clique, novamente, em Arquivo, Importar. Procure no seu computador a foto a ser usada e clique em Importar.
Fig 5 thumb 2 - Como fazer a montagem de fotos no CorelDRAW com estampas, molduras e calendários.

Depois de inserir a foto faça os ajustes de acordo com o espaço vazado da arte. Clique na foto para selecioná-la, movimente o ponteiro do mouse até uma das bordas e, quando aparecer uma seta de duas pontas, arraste para aumentar ou diminuir até o tamanho desejado, sempre pelos cantos, nunca pelo meio, pois isso deforma a imagem. Caso precise redimensionar a a arte inserida, siga o mesmo procedimento da foto.

Este é um passo muito importante. Depois de fazer os ajustes necessários, posicione a foto sobre o espaço vazado da arte, clique na foto com o botão direito do mouse e, na janela que irá abrir clique em Ordenar, Para Trás da Página. Isso irá fazer sua foto ficar atrás da arte. Use e abuse desse recurso até sua foto ficar centralizada.

Fig 7 Corel thumb 2 - Como fazer a montagem de fotos no CorelDRAW com estampas, molduras e calendários.

Sua Montagem está pronta.

Agora precisamos salvá-la em seu computador e depois exportá-la para o formato JEPG ou PNG. Para salvar a montagem clique em Salvar Como. Procure a pasta nos seus documentos onde deseja salvar a montagem e clique em Salvar.

Para Exportar a montagem para o formato JPEG ou PNG primeiro precisamos selecionar e agrupar os objetos, no caso a estampa e a foto. Com a Ferramenta Seleção ativa clique em um local fora da montagem, mantenha pressionado o botão do mouse e arreste de modo a envolver toda a montagem como na imagem abaixo. Depois, clique em Agrupar na barra de ferramentas. Pronto os objetos já estão agrupados, só falta exportar.

Fig 9 Corel thumb 2 - Como fazer a montagem de fotos no CorelDRAW com estampas, molduras e calendários.

Finalmente, para exportar clique em Arquivo, Exportar. Em Tipo escolha a opção JPEG ou PNG e clique em Exportar e na janela de exportação clique em Ok.

Fig 10 Corel thumb 2 - Como fazer a montagem de fotos no CorelDRAW com estampas, molduras e calendários.

Pronto sua montagem foi salva e exportada para seu computador.

Montagem 1 thumb 1 - Como fazer a montagem de fotos no CorelDRAW com estampas, molduras e calendários.

Confira, também, nossos tutoriais para fazer a montagem nos Programa PhotoShop, PhotoScape e PowerPoint.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *